Login Fórum Exploração Suportes&Res Notícias Fundamentos Portfólio Dados MetaStock Cursos

Índex Análise Técnica

Análise de Volume

Como já vem sendo dito a análise técnica é um estudo do comportamento passado dos preços com a finalidade de determinar possíveis tendências futuras. Nesse estudo os principais elementos são as variações nos preços e as variações no volume de. Neste ponto, nos deteremos a uma análise em separado do volume de negócios.

Volume é o total de contratos negociados de uma determinada mercadoria, em um determinado período de tempo. O volume diário é o mais comumente utilizado.

No quadro abaixo, podemos ver como o volume vêm apresentado graficamente. Normalmente, este diagrama se apresenta abaixo do gráfico de barra.

Exemplo 2.7.1: - Gráfico de barras e volume



Como Interpretar o Volume

Depois do comportamento dos preços, o nível do volume pode ser encarado como o mais importante demonstrativo de comportamento de determinada mercadoria ou ação; uma vez que ele representa a pressão vendedora e a força compradora. A análise do volume permite que se confirme determinada tendência ou então que se sinalize seu enfraquecimento. No diagrama abaixo, procuraremos demonstrar o volume em 3 situações básicas de uma tendência. A sua confirmação, o seu enfraquecimento e a sua inversão ou quebra.

Exemplo. 2.7.2: - Interpretação do volume



Nos pontos -1- e -3- o elevado volume vem a confirmar a alta nos preços, enquanto a correção técnicas no ponto -2- vêm acompanhado de volume relativamente baixo. Assim, o volume tende a aumentar com os preços se movendo na direção da tendência e diminuir no caso contrário. Entretanto no ponto -3- o volume está mais abaixo do que no momento inicial da alta ponto -1- . Na correção técnica no ponto -4- o volume não cai demonstrando que a tendência pode reverter. No ponto -5- o volume cai com a alta dos preços demonstrando que a alta não é consistente. No ponto -6- o volume fraco demonstra que a tendência da baixa está perdendo força. No ponto -7- o alto volume confirma a quebra da linha de tendência de baixa e indica o princípio da tendência de alta. Após a quebra o mercado acumula em correção no ponto -8- com volume baixo. No ponto -9- o volume retorna e confirma o retorno a tendência altista.

Como será visto em capítulo posterior, existem uma série de formações que ajudam o analista no estudo do comportamento dos mercados. O surgimento de formações do tipo ombro-cabeça-ombro, triângulo, topos duplos ou triplos, etc, antecedem normalmente mudanças significativas no comportamento dos preços. Entretanto, uma análise mais correta e significativa de tais formações só será possível desde que acompanhada da respectiva análise do comportamento do volume.

Como exemplo podemos ver a formação triangular e o respectivo comportamento do volume no quadro abaixo. Frizamos entretanto que tais comportamentos serão detalhadamente analisados, quando do estudo em separado das formações.

Exemplo. 2.7.3: - Considerações sobre o volume no breakout de um triângulo.



Algumas vezes a utilização das barras verticais nem sempre é suficientemente precisa para detectar alterações no volume. Para melhorar a visualização do comportamento do volume, costumam-se utilizar diagramações diferentes, que entretanto, não alteram os princípios acima descritos. O mais comum é o "Om Balance Volume" (OBV). O OBV produz uma linha ou curva que pode ser usada tanto para confirmar tendências como para antecipar reversões, através da visualização de divergências entre o OBV e o gráfico de barras.

Exemplo. 2.7.4: - O.B.V. comparado ao gráfico de barras.







  Ricardo Borges Financial Training
+55 21 98655-8009 (somente de 11:00hs até às 18:00hs)
 Email - ricardoborges@ricardoborges.com
 
Anuncie Aqui I Consultoria I Conteúdos Sites I Cursos On Line I Política de Privacidade I Termos de Uso
Para que NÃO haja nenhuma dúvida, os sites projecao.com, projecao.com.br e ricardoborges.com NÃO se constituem em empresas, são apenas sites pertencentes ao Ricardo Borges contendo diversos conteúdos que ele deseja disponibilizar relacionados ao mercado financeiro ou não.