Login Fórum Exploração Suportes&Res Notícias Fundamentos Portfólio Dados MetaStock Cursos

Índex Análise Técnica

A Teoria de Elliot

A teoria das vagas se fundamenta teoricamente nas propriedades de uma série numérica estudada no século XVIII por um matemático italiano - Leonardo Fibonacci.

A série de Fibonacci é constituída pelas somas de dois números sucessivos, a partir de zero, conforme disposto a seguir:

    0  +  1  =  1
    1  +  1  =  2
    1  +  2  =  3
    2  +  3  =  5
    3  +  5  =  8
    ...

Em suas observações, Fibonacci descobriu que esta série, composta pela soma de números sucessivos tomados de dois a dois, tem certas características aritméticas permanentes representadas por algumas constantes nas relações entre seus componentes. Essas relações, bastante divulgadas em textos técnicos mais extensos, contêm curiosas propriedades que Elliot julgou adequadas para a fundamentação de sua teoria de que cada tendência de alta ou de baixa nas cotações de um determinado ativo tem que ser composta por um movimento inteiro, cuja lei de formação obedece à mesma harmonia da seqüência numérica estudada por Fibonacci.




Elliot conceitua um movimento inteiro como aquela configuração gráfica de oscilações de preços de um mesmo ativo que contenha cinco vagas, ou seja uma seqüência de cinco retas resultantes do movimento dos preços ao longo do tempo. Destas cinco, três seguem o mesmo sentido e duas o sentido contrário.

Deve ficar bem claro que o movimento inteiro, aqui exemplificado para uma situação altista, também se constitui para tendências de baixa.

A utilização da série de Fibonacci consiste na adoção da quantidade constante de 5 vagas para o movimento inteiro, com a soma de 3 vagas no sentido dominante mais 2 vagas no sentido contrário. As vagas de sentido dominante, por sua vez, desdobram-se em 5 vagas menores (3 no mesmo sentido e 2 de correção); por sua vez, as duas vagas de correção se desdobram em duas vagas menores (2 no sentido da correção original e 1 contrária), com todo o conjunto seguindo a mesma lei harmônica geral - cinco contendo três + dois, e três contendo dois + um.

Para os investidores e analistas técnicos, a teoria das vagas veio proporcionar uma analogia de natureza matemática que se superpôs muito adequadamente à teoria de Dow. Se tomarmos um gráfico real e representativo da evolução dos preços de uma determinada ação ao longo do tempo, a combinação das duas teorias (Dow e Elliot) passa a conter sentido prático e a se constituir em valioso instrumento de análise e previsão.

A ressalva imprescindível e óbvia é de que as reações humanas dos investidores não apresentam em conjunto harmonia matemática precisa. Por isso, uma das maiores dificuldades na aplicação das teorias de Dow e Elliot reside na identificação correta das vagas nos gráficos, pois poderão ocorrer (e freqüentemente ocorrem) correções atípicas que se apresentam como pausas na evolução da tendência predominante.





  Ricardo Borges Financial Training
+55 21 98655-8009 (somente de 11:00hs até às 18:00hs)
 Email - ricardoborges@ricardoborges.com
 
Anuncie Aqui I Consultoria I Conteúdos Sites I Cursos On Line I Política de Privacidade I Termos de Uso
Para que NÃO haja nenhuma dúvida, os sites projecao.com, projecao.com.br e ricardoborges.com NÃO se constituem em empresas, são apenas sites pertencentes ao Ricardo Borges contendo diversos conteúdos que ele deseja disponibilizar relacionados ao mercado financeiro ou não.