Login Fórum Exploração Suportes&Res Notícias Fundamentos Portfólio Dados MetaStock Cursos

Índex Análise Técnica

GAPS: Tipos e Significados

Gaps são áreas no gráfico na qual não ocorreu negociação. Um gap numa tendência de alta é formado quando os preços abrem acima da cotação do dia anterior e este hiato ( "gap" ) não é fechado durante o pregão. Numa tendência de baixa ocorre o inverso: os preços abrem num nível mais baixo do dia anterior e este hiato não é fechado posteriormente.

"Gaps" para cima são mostras de vitalidade do mercado, enquanto "gaps" para baixo são demonstrações da sua fraqueza. "Gaps" aparecem mais em gráficos de barras diários mas podem também aparecer (embora raros) em gráficos semanais e mensais.

Acreditou-se durante muito tempo na máxima de que "gaps devem ser sempre fechados" ou seja, que após um gap ser criado o mercado deve sempre voltar para fechá-lo, mas na verdade isto nem sempre ocorre.

Existem Quatro Tipos de Gap:

I - O Gap Comum

O gap comum é formado geralmente em mercados de pouca liquidez ou então em faixas de congestão. Neste caso o gap é pouco significativo e demonstra mais uma falta de interesse por parte de um dos lados de negociação do que qualquer outra coisa.

Os gaps comuns são em sua grande maioria prontamente fechados, não sendo relevantes na determinação do estágio em que se encontra a tendência analisada.

II - O Breakaway Gap

O breakaway gap normalmente ocorre no final de uma formação qualquer ou quando da quebra de um importante suporte ou resistência.

Breakaway gaps são geralmente formados quando da quebra de um triângulo ou da "linha de pescoço" de um ombro-cabeça-ombro.

São também formados quando da quebra de uma faixa de congestão dentro de uma tendência maior de alta (baixa) dos preços.

Breakaway gaps ocorrem geralmente acompanhados de um grande aumento no volume de negócios confirmando-os, e são raramente fechados. Os preços podem posteriormente vir cobri-los parcialmente, não completamente, devendo ser por isto considerados como importantes níveis de suporte e resistência quando de posteriores correções técnicas da tendência.

Por contraste, no caso de seu fechamento, isto deve ser considerado como uma indicação significativa de reversão de tendência ou de um falso breakout da formação anterior.

III - Midway Gap

Depois de uma tendência já vir se desenvolvendo há algum tempo, os preços formam por volta do meio do movimento um ou vários gaps seguidos.

Estes gaps são conhecidos como "midway gap" e permitem que se faça uma projeção para cima (no caso de uma tendência de alta) igual ao movimento total já ocorrido. Estes gaps são evidentemente uma demonstração de força da tendência (seja de alta ou de baixa). Mas são de difícil identificação num primeiro momento já que podem ser confundidos com os gaps de exaustão que ocorrem no final de uma tendência. Eles são geralmente acompanhados por alto volume de negócios com o preço de fechamento ocorrendo próximos ao "high" do dia.

Os midway gaps não são prontamente fechados, constituindo-se em importantes níveis de suportes ou de resistências quando de posteriores correções técnicas ou reversão de tendência.

Exemplo 2.4.1 - Exemplo de Gap



Vê-se neste exemplo (Café - Nova York) o gap de exaustão (5) e midways gaps (1) e (2) com seu objetivo técnico tendo sido atingido. Notar que o midway gap serviu de suporte posteriormente no ponto (3). Notar também o breakway gap (4) formado quando da quebra do topo atingido no começo de Novembro/85.

IV - Gap de Exaustão

Este último tipo de gap que ocorre no final de uma tendência, ocorre normalmente depois de um rápido avanço ou declínio dos preços o que faz confundi-lo com o "midway gap". Na maioria dos casos as tendências começam acelerando-se cada vez mais até que pouco a pouco perdem força quando resistências (ou suportes) cada vez mais fortes começam a diminuir-lhes o seu "ímpeto". Entretanto, existem casos nos quais tendências com grande força não mostram evidências de perder "momento" mas, ao contrário, vão acelerando-se cada vez mais até que em um determinado ponto revertem radicalmente de direção.

Os gaps de exaustão são formados exatamente no final da tendência quando esta, num "último suspiro", forma um gap, negocia um ou poucos dias neste nível de preços, e depois reverte de direção fechando-o prontamente.







  Ricardo Borges Financial Training
+55 21 98655-8009 (somente de 11:00hs até às 18:00hs)
 Email - ricardoborges@ricardoborges.com
 
Anuncie Aqui I Consultoria I Conteúdos Sites I Cursos On Line I Política de Privacidade I Termos de Uso
Para que NÃO haja nenhuma dúvida, os sites projecao.com, projecao.com.br e ricardoborges.com NÃO se constituem em empresas, são apenas sites pertencentes ao Ricardo Borges contendo diversos conteúdos que ele deseja disponibilizar relacionados ao mercado financeiro ou não.