Login Fórum Exploração Suportes&Res Notícias Fundamentos Portfólio Dados MetaStock Cursos

Índex Análise Técnica

Índice Força Relativa

O índice de força relativa foi desenvolvido por Welles Wilder que através deste estudo visava eliminar duas distorções existentes ao serem elaborados a maioria dos indicadores.

Conforme exposto por Wilder em seu livro de 1978, "New Concepts in Technical Trading System", a primeira destas distorções consiste no movimento errático que ocorre freqüentemente na linha do momento (quando usada a diferença entre dois preços), causado por mudanças acentuadas nos valores a serem dispensados. Um forte avanço ou declínio há dez dias (no caso de momento de 10 dias) pode causar um movimento brusco na linha do momento, mesmo que os preços recentes mostrem uma oscilação pequena ou permaneçam estáveis. Um amortecimento seria então necessário para eliminar tais distorções. O segundo problema era a necessidade de uma faixa de oscilação padronizada para que se pudesse determinar quão alto um índice deveria ser considerado alto, e quão baixo este deveria ser considerado baixo. A fórmula do índice de força relativa além de oferecer a suavização necessária, soluciona o segundo problema com a criação de uma escala padronizada de oscilação que vai / de 0 a 100.

        AFRn = 100 -   100   
                     1  +  RM

RM =  MA 
      MB

onde:

IFRn - índice de força relativa de n dias

RM - relação entre as médias

MA - média de alta

MB - média de baixa

No caso de um período de 14 dias ser o escolhido, calcula-se o valor da média de alta somando-se as variações de alta nesses dias e dividindo-se este total por 14. Faz-se o mesmo com os dias de baixa. Os períodos mais utilizados são os de 14 dias e o de 9 dias, sendo que quanto menor for o período adotado, mais sensível o indicador se torna e maior é a sua amplitude.

Interpretação

O índice de força relativa é plotado em uma escala de 0 a 100. Movimentos acima de 70 são considerados "overbought" (excessivamente comprado), sendo o mercado considerado "oversold" (excessivamente vendido) quando o índice penetra os 30. Devido às maiores oscilações causadas pelo uso de um período menor no cálculo das médias, são freqüentemente utilizados os valores 80 e 20 em vez de 70 e 30. Os níveis de 80 e 20 são também respectivamente utilizados em mercados com tendência de alta ou de baixa bem definida.

O índice de força relativa é utilizado para assinalar, quando analisado da forma complementar ao gráfico de barras, formações gráficas, níveis e linhas de suporte e resistência, assim como linhas de tendência. Os níveis de suporte e de resistência próximos aos limites ou no interior das faixas oversold e overbought, são de especial importância pois em sendo alcançados, uma correção técnica nos preços deve ser esperada. Entre as informações gráficas de maior relevância estão os topos e fundos duplos, principalmente quando ocorrem dentro dos campos "overbought" (em forma de M) e "oversold" (em forma de W), indicando que o mercado não teve força suficiente para atingir novas altas (M) ou baixas (W). Estas formações são ainda mais significativas quando são constatadas divergências entre as figuras encontradas no indicador e as do gráfico de barras.

Exemplo 5.6.1: - Divergência baixista no RSI




Exemplo 5.6.2: - Ex. de formações gráficas no RSI.




Exemplo 5.6.3: - Ex. de operação com o Indicador








  Ricardo Borges Financial Training
+55 21 98655-8009 (somente de 11:00hs até às 18:00hs)
 Email - ricardoborges@ricardoborges.com
 
Anuncie Aqui I Consultoria I Conteúdos Sites I Cursos On Line I Política de Privacidade I Termos de Uso
Para que NÃO haja nenhuma dúvida, os sites projecao.com, projecao.com.br e ricardoborges.com NÃO se constituem em empresas, são apenas sites pertencentes ao Ricardo Borges contendo diversos conteúdos que ele deseja disponibilizar relacionados ao mercado financeiro ou não.