Login Fórum Exploração Suportes&Res Notícias Fundamentos Portfólio Dados MetaStock Cursos

Índex Análise Técnica

Introdução

<< Anterior Próximo >>

A análise técnica é o estudo da dinâmica do mercado através dos sinais que o próprio merca do emite.

Estes são os preços, o volume de negócios e o total dos contratos em aberto.

O analista técnico acredita que todos os fatores que podem influir no preço de um determinado produto são descontados pelo mercado no processo contínuo de negociação que determina este preço.

O analista técnico diz que mesmo que alguém tenha conhecimento de todos os fatores fundamentais que afetam o preço de uma mercadoria tais como clima, greves, decisões políticas, fatores de demanda, etc..., ele ainda assim não terá todos os dados necessários para compreender a formação dos preços, porque não são estes dados em si que os afetam, mas sim a maneira pela qual os participantes do mercado a ele reagem.

Segundo a análise técnica, o único local em que todos os fatores, tanto os de oferta quanto os de demanda, somado à psicologia das massas com seus medos e esperanças - assim como as suas estimativas e "palpites" - estão reunidos, é no próprio mercado, e que este portanto é que deve ser estudado.

A análise técnica é o estudo de como os preços se movimentam, não se preocupando do porque estes se movimentam.


Ela parte de três princípios:


1o - A ação do mercado reflete todos os fatores envolvidos neste;

2o - os preços se movimentam em tendências;

3o - o futuro repete o passado.

Destes três conceitos o mais polêmico é o segundo. Muitos estudiosos pretendem ser este falacioso, afirmando que os preços se movem de forma aleatória, não se podendo portanto prever os movimentos futuros pelo movimento passado. É no entanto difícil de se crer em tal argumentação quando se vê movimentos tais como o do exemplo 1.1.

O terceiro conceito também está relacionado com a psicologia das massas; após quase cem anos de existência da análise técnica têm-se verificado com certa assiduidade que determina-das formações tais como ombro-cabeça-ombro, triângulos, etc... que veremos a seguir, refletem as expectativas altistas ou baixistas dos mercados permitindo prever antecipadamente futuras movimentações dos preços ou reversões de tendências.


Exemplo 1.1 - Tendência de Alta e de Baixa



Exemplo 1.2 - Diversas formações em uma tendência.







  Ricardo Borges Financial Training
+55 21 98655-8009 (somente de 11:00hs até às 18:00hs)
 Email - ricardoborges@ricardoborges.com
 
Anuncie Aqui I Consultoria I Conteúdos Sites I Cursos On Line I Política de Privacidade I Termos de Uso
Para que NÃO haja nenhuma dúvida, os sites projecao.com, projecao.com.br e ricardoborges.com NÃO se constituem em empresas, são apenas sites pertencentes ao Ricardo Borges contendo diversos conteúdos que ele deseja disponibilizar relacionados ao mercado financeiro ou não.