Login Fórum Exploração Suportes&Res Notícias Fundamentos Portfólio Dados MetaStock Cursos

Índex Análise Técnica

MACD e MÉDIAS EXPONENCIAIS

Entre as ferramentas mais utilizadas na análise técnica estão as médias móveis (ver Indicadores Técnicos do Relatório 2) dos preços em suas séries históricas.

Além da média móvel simples, que expressa o valor médio do preço nos últimos N dias, existe uma variedade de outros tipos de médias móveis. A mais utilizada na construção e avaliação de indicadores é a chamada Média Móvel Exponencial. Seu cálculo é efetuado segundo uma ponderação percentual. A sua fórmula de cálculo é a seguinte:

[MME de hoje] = [Cotação de Hoje] * Percentual + [MME de ontem] * ( 1 - Percentual )

Como é mais confortável para os analistas entender médias móveis em períodos temporais costuma-se adotar uma função que converte o "Percentual" em um número de dias.

Percentual = 2 / ( Período + 1 ).

Assim teríamos para uma MME de 10 dias: 2 / (10 + 1) = 0.18 = 18%.

Ou para um percentual de 20% : (2 / 0.20) - 1 = 9 dias

Todas estas explicações são necessárias pois o indicador M.A.C.D. - Moving Averange Convergence/Divergence, é definido como a subtração da Média Móvel Exponencial com percentual 7.5% (equivalente a 26 dias) da MME com percentual de 15% (ou 12 dias).

Este indicador foi elaborado para análise do Índice Dow Jones da bolsa de NY sendo muito eficiente quando aplicado para o médio e longo prazo.

A análise baseada no MACD segue os seguintes critérios de atuação:

  1. O valor zero para o MACD indica que houve um cruzamento de médias móveis e por isso confirma a tendência dos preços na mesma direção do indicador.
  2. Os pontos máximos e mínimos do MACD são os pontos ideais para aqueles que desejam atuar antecipando os movimentos de baixa ou de alta respectivamente.
  3. Utiliza-se uma média móvel para detectar os verdadeiros máximos e mínimos do indicador. Assim o cruzamento do indicador e sua média móvel indica que o mesmo já passou por um máximo ou mínimo. Esta média móvel pode ser uma MME de 20% ou 9 dias.
  4. A observação de divergências entre os máximos e mínimos do indicador e do preço permitem também a identificação de momentos de reversões de tendências de maior prazo.
  5. Para mercados muito voláteis pode se utilizar períodos semanais para uma análise mais confiável.
  6. Costuma-se traçar o MACD na forma de histogramas para melhor visualizar os pontos de reversão (máximos e mínimos).
  7. Os pontos máximos ou mínimos relativamente próximos do valor zero são pouco confiáveis sendo mais adequado nestes casos esperar a mudança de sinal do indicador para definir a tendência.









  Ricardo Borges Financial Training
+55 21 98655-8009 (somente de 11:00hs até às 18:00hs)
 Email - ricardoborges@ricardoborges.com
 
Anuncie Aqui I Consultoria I Conteúdos Sites I Cursos On Line I Política de Privacidade I Termos de Uso
Para que NÃO haja nenhuma dúvida, os sites projecao.com, projecao.com.br e ricardoborges.com NÃO se constituem em empresas, são apenas sites pertencentes ao Ricardo Borges contendo diversos conteúdos que ele deseja disponibilizar relacionados ao mercado financeiro ou não.