Login Fórum Exploração Suportes&Res Notícias Fundamentos Portfólio Dados MetaStock Cursos

Índex Análise Técnica

Médias Móveis

A média móvel é um dos mais versáteis e amplamente utilizados, dentre os indicadores técnicos. Muitos dos sistemas computadorizados baseiam-se na análise do comportamento dos preços vis-a-vis a média móvel para a geração de sinais de compra e venda. Uma média simples de n dias é a média aritmética dos últimos n preços de fechamento.

                            MM : 15 = PF 1 + PF 2 + ... PF 15
                                             15

onde:

MM : 15 - média móvel de 15 dias.

PF n - preço de fechamento do dia n.

Características e Interpretação

Uma média móvel suaviza as flutuações nos preços e apresenta claramente a tendência subjacente. É assim um indicador defasado, mas que apresenta resultados muito positivos em mercados com tendências definidas. Um sinal de compra é dado quando o preço do fechamento cruza a média móvel de baixo para cima, devendo a posição comprada ser mantida enquanto os preços se mantiverem acima da média móvel. O contrário é válido para a venda. Para uma confirmação adicional do sinal de compra ou de venda, é comum que se espere até que a média móvel comece a se movimentar na direção em que ocorreu o cruzamento.

O uso de uma média de curto prazo faz com que os preços de fechamento sejam acompanhados de perto, ocorrendo desta forma vários cruzamentos. Este maior número de cruzamentos pode ser positivo ou negativo para o investidor já que, se por um lado a defasagem com que o sinal é dado é diminuída sensivelmente, por outro lado, serão geradas um maior número de operações (maior corretagem) e um maior número de sinais falsos devido a movimentos de curtíssimo prazo em sentido contrário ao da tendência (correções técnicas). A grande proeza está então, na determinação do número de dias para que uma média móvel seja suficientemente sensível para que os sinais não sejam muito defasados, mas suficientemente insensível a ponto das correções técnicas não tirarem o investidor do mercado.

Algumas tentativas no sentido de atribuir o peso adequado aos valores de fechamento levaram analistas a sugerirem a média móvel ponderada e a média móvel exponencial. A primeira dá mais importância aos últimos dias do que aos primeiros, dentro do período escolhido para a média móvel. A segunda, embora dê ênfase aos fechamentos mais recentes, inclui em seus cálculos todos os dados existentes de um determinado contrato.

MMPN =                N [ PFM ]  + ( N - 1)  [ PF  ( M - 1 ) ]  +  ...  + 1 .  [ PF  ( M  -  N  + 1 ) ]
                                              N  +  ( N  -  1 )  +  ( N  -  2 )  + ... +  1

onde:

MMPN - média móvel ponderada de N dias.

N - número de dias.

PFM - preço de fechamento do dia.

MMEN  =   K [  ( PFD  -  M  (D  -  1 )  ]  +  M  ( D  -  1 )

onde:

MMEN - médio móvel exponencial de N dias.

K - constante = 2 / N + 1

N - número de dias.

PFD - preço de fechamento do dia

M ( D - 1) - média do dia anterior.

Exemplo. 5.3.1. - Exemplo de média móvel simples








  Ricardo Borges Financial Training
+55 21 98655-8009 (somente de 11:00hs até às 18:00hs)
 Email - ricardoborges@ricardoborges.com
 
Anuncie Aqui I Consultoria I Conteúdos Sites I Cursos On Line I Política de Privacidade I Termos de Uso
Para que NÃO haja nenhuma dúvida, os sites projecao.com, projecao.com.br e ricardoborges.com NÃO se constituem em empresas, são apenas sites pertencentes ao Ricardo Borges contendo diversos conteúdos que ele deseja disponibilizar relacionados ao mercado financeiro ou não.