Login Fórum Exploração Suportes&Res Notícias Fundamentos Portfólio Dados MetaStock Cursos

Índex Análise Técnica

As Ordens STOP

A ordem "stop" pode ser utilizada para se estabelecer uma nova posição, para limitar riscos e para proteger lucros. As ordens podem ser tanto de compra quanto de venda sendo que um preço deve ser estipulado, no qual a ordem deverá ser executada. Este preço em uma ordem "stop" de compra, é colocado acima do preço em que o mercado está negociando, enquanto a ordem "stop" de venda é colocada abaixo do nível em que os preços se encontram.

Ao ser atingido o preço determinado pela ordem, esta se torna uma ordem à mercado sendo ela executada no melhor preço possível. A principal utilidade da ordem "stop" está na execução de estratégias operacionais pré definidas de uma forma rápida, sem que o investidor se deixe influenciar por novas situações, posteriores à sua análise da dinâmica do mercado. Desta forma uma maior disciplina pode ser alcançada.

O risco de uma posição, ao ser planejada, pode ser limitado através de uma ordem "stop", para que a relação risco / recompensa de uma determinada operação seja respeitada. Ao se abrir uma posição comprada, por exemplo, uma ordem stop de venda é colocada abaixo do nível que o mercado negocia, para limitar o risco da operação. Quando os preços subirem, a ordem stop poderá ser colocada a um nível mais elevado para proteger os lucros.

Apesar do uso deste tipo de ordem ser muito recomendado, o seu posicionamento é uma arte. O investidor deve combinar uma análise precisa do gráfico de barras com considerações sobre o gerenciamento do capital. Além disso deverá ser considerada a volatilidade do mercado, pois quanto mais volátil for o mercado, maior será a distância que deverá ser posicionada a ordem stop. Temos aqui uma faca de dois gumes. O investidor gostaria de ter a sua ordem stop limitando o risco da operação, próximo o bastante para que suas posições perdedoras tenham um prejuízo pequeno. Estas ordens próximas porém, podem resultar em liquidações prematuras devido a movimentos de curto prazo do mercado. A colocação de ordem stop a uma distância maior, evitaria tais liquidações, mas em contrapartida, incorreria em prejuízos maiores. O truque está em encontrar-se o meio termo.

Níveis de suporte e de resistência costumam ser as melhores ferramentas para se abrir e liquidar posições. A quebra de uma resistência pode ser um sinal para a abertura de uma nova posição comprada e uma ordem stop pode ser então colocada abaixo do suporte mais próximo. Um stop curto poderá ser colocado justamente abaixo da resistência rompida que agora deverá funcionar como suporte, sendo este colocado abaixo de cada nova resistência rompida durante o processo de alta. Uma ordem stop, que era inicialmente utilizada para limitar eventuais prejuízos, passa agora a proteger os lucros de uma operação.

"Gaps" no gráfico de barras são também utilizados para determinar pontos de compra e de venda. Depois de um movimento de alta, os "gaps" deixados funcionam como faixas de suporte. Pode-se comprar em um recuo no limite superior do gap ou mesmo no interior deste, colocando-se uma ordem stop de venda abaixo do limite inferior. Num movimento de baixa deve-se vender uma eventual alta até o limite inferior ou no interior de um gap, desde que se coloque uma ordem stop de compra acima do limite superior deste.

A ordem stop para iniciar posições consiste na colocação de uma ordem de compra (venda), acima (abaixo) de determinado nível de resistência (suporte) que, se rompido, acredita-se que dará início à movimento de alta (baixa) acentuado.

Cabe lembrar ao final deste segmento, que a discussão neste ponto é o "timing" da operação. A decisão de compra ou venda já deve ter sido tomada anteriormente. O que se está fazendo é apenas uma espécie de sintonia fina para o ponto de entrada ou de saída, pois se uma sinalização de compra é dada, o investidor terá interesse em conseguir o melhor preço.





  Ricardo Borges Financial Training
+55 21 98655-8009 (somente de 11:00hs até às 18:00hs)
 Email - ricardoborges@ricardoborges.com
 
Anuncie Aqui I Consultoria I Conteúdos Sites I Cursos On Line I Política de Privacidade I Termos de Uso
Para que NÃO haja nenhuma dúvida, os sites projecao.com, projecao.com.br e ricardoborges.com NÃO se constituem em empresas, são apenas sites pertencentes ao Ricardo Borges contendo diversos conteúdos que ele deseja disponibilizar relacionados ao mercado financeiro ou não.