Login Fórum Exploração Suportes&Res Notícias Fundamentos Portfólio Dados MetaStock Cursos

Índex Introdução

O MERCADO SECUNDÁRIO DE AÇÕES

<< Anterior Próximo >>

Após a aquisição de ações no mercado primário, o investidor desejará, ao final de um determinado período, converter o investimento realizado novamente em dinheiro, vendendo suas ações para um outro investidor que não tenha adquirido as ações por ocasião da emissão primária, mas que deseja fazê-lo agora.

A seguir mostraremos o fluxo do Mercado Secundário:



É importante notar que o caracteriza o mercado secundário é a troca exclusiva, tanto de recursos como das ações, entre o público investidor. Neste momento, a tanto de recursos como de ações, entre o público investidor. Neste momento, a empresa emissora das ações não participa da operação, já que captou os recursos de que necessitava no momento da negociação no mercado primário.

Para realizar a operação, os interessados, compradores e/ou vendedores, deverão dirigir-se a uma sociedade corretora, que receberá a ordem de Compra e Venda, e executará a operação diretamente nas Bolsas de Valores, ou através do "mercado de balcão".

A decisão de Ter ações negociadas em bolsa é uma opção empresarial. A lei das S/A's determina que uma empresa é considerada um companhia "aberta" desde que suas ações sejam negociadas em bolsas de valores ou no mercado de balcão. Ao apresentar o projeto de abertura do capital a CVM, a empresa tem que deixar claro se deseja que suas ações sejam negociadas nas bolsas de valores ou não. Em caso afirmativo, as bolsas podem estabelecer critérios para o registro das empresas, decisão essa que varia de acordo com as normas de cada bolsa de valores. De acordo com o que determina a legislação em vigor, a empresa é obrigada a se registrar inicialmente na bolsa de sua região, ou seja, onde estiver localizada a sua sede.

Na Segunda hipótese, a empresa não deseja que suas ações sejam registradas nas Bolsas de Valores. Neste caso, o investidor que se interessar em vender ou comprar ações dessa empresa deverá fazê-lo através do mercado de balcão. Esse mercado não tem balcão físico para funcionamento, as operações são realizadas através de contatos telefônicos, entre investidores, operadores e instituições financeiras, que realizam negócios entre si ou diretamente em nome dos seus clientes. Estão caracterizadas como operações do mercado de balcão todas as operações realizadas com ações de companhias abertas, mas que não foram realizadas através das bolsas de valores. Recentemente a CVM autorizou o funcionamento da SOMA - Sociedade Operadora do Mercado de Ativos, que instituiu o mercado de balcão organizado no Brasil. Funciona de forma eletrônica e inaugurou mais um tipo de registro de S.A na CVM, que é o mercado de balcão organizado, onde são registradas as empresas que forem listadas na SOMA.

Atualmente existem aproximadamente 1030 empresas registradas na CVM, sendo: 530 nas Bolsas de Valores, 120 no mercado de balcão organizado (SOMA) e o restante no mercado de balcão não organizado.

A CVM, fiscaliza as operações das Bolas de Valores da SOMA e do mercado de balcão não organizado.

Assim podemos concluir que a função do "mercado secundário" é dar liquidez às ações das empresas que captaram recursos no mercado primário, possibilitando que, a qualquer momento, os investidores que adquiram as ações possam vendê-las e os que queiram comprá-las possam encontrá-las, sem que adquiram diretamente das empresas emissoras, que não possuem mais os títulos, pois os mesmos forma vendidos por ocasião do lançamento.





  Ricardo Borges Financial Training
+55 21 98655-8009 (somente de 11:00hs até às 18:00hs)
 Email - ricardoborges@ricardoborges.com
 
Anuncie Aqui I Consultoria I Conteúdos Sites I Cursos On Line I Política de Privacidade I Termos de Uso
Para que NÃO haja nenhuma dúvida, os sites projecao.com, projecao.com.br e ricardoborges.com NÃO se constituem em empresas, são apenas sites pertencentes ao Ricardo Borges contendo diversos conteúdos que ele deseja disponibilizar relacionados ao mercado financeiro ou não.