Login Fórum Exploração Suportes&Res Notícias Fundamentos Portfólio Dados MetaStock Cursos

Índex Introdução

As vantagens do clube de investimento para as pessoas físicas

O clube de investimento é uma associação de pessoas com objetivos em comum: poupar e investir no mercado de ações. Um clube pode ser constituído, por exemplo, por uma família que pensa no futuro dos filhos.

Uma boa poupança pode ser de suma importância para pagar a faculdade, uma viagem de estudos, comprar uma casa ou prover a tão sonhada aposentadoria. Os pais ensinam aos filhos a importância de poupar e investir desde cedo, mas muitas vezes a iniciativa fica restrita a opções extremamente conservadoras e de rentabilidade histórica inferior.

Tendo em mente que o mercado acionário é historicamente o que mais traz retorno no longo prazo, o clube de investimento poder ser uma ótima opção para quem deseja fazer investimentos futuros, quer entrar no mercado de ações, mas se sente inseguro em operar - seja por falta de conhecimento ou tempo - ou quer delegar a responsabilidade a um gestor.

Por outro lado, o clube de investimento pode ser uma ferramenta interessante para aqueles que têm vontade em ingressar no mercado de ações, aprender a operar e realizar a gestão de seus recursos.

Ao contrário do que muita gente pensa, o mercado de renda variável não é nenhum bicho de sete cabeças. E o entendimento dele pode ser facilitado por meio do clube de investimento, fazendo com que o investidor tenha mais tempo para acompanhar a dinâmica das ações sem ficar se preocupando com o controle de impostos e proventos (dividendos mais juros sobre capital), que é o que fazem aqueles que investem como pessoa física. Trata-se de uma ferramenta interessante de investir os recursos de forma organizada e planejada, sendo um facilitador para a gestão dos investimentos.

Os passos para aplicar em um clube de investimentos começam com a realização do cadastro em uma corretora de valores e a transferência dos recursos a serem investidos. Antes, é importante verificar a idoneidade dela - certifique-se de que a corretora seja participante da bolsa de valores. A etapa seguinte é a compra de cotas, em nome do clube.

O acompanhamento e as movimentações da carteira de investimentos serão feitos de forma mais organizada, ao contrário de quem aplica como pessoa física. A instituição administradora disponibilizará a posição de investimentos do clube contendo: ações em custódia, histórico de rentabilidade, controle de compras e vendas e proventos recebidos etc.

Ao resolver vender uma ação, seja com prejuízo ou lucro, o cotista do clube não precisará se preocupar com o recolhimento de imposto, pois todas as movimentações são isentas de imposto, a principal vantagem do clube de Investimento. O imposto sobre ganhos deverá ser pago pelo cotista no momento do resgate e será recolhido na fonte, não havendo a necessidade do pagamento por meio de um DARF.

A declaração anual também será mais fácil, não sendo necessário declarar as ações em custódia, as movimentações ao longo do ano e nem os proventos recebidos. Você deverá declarar as aplicações da seguinte maneira: "Clube de Investimento ABC ao valor de X reais".

Por fim, outra vantagem do clube de investimentos é em relação aos proventos recebidos (dividendos e juros sobre capital próprio), que são livres de impostos. O clube poderá distribuir os dividendos aos cotistas sem que haja tributação e os ganhos poderão ser aplicados em novas cotas ou recebidos em conta corrente para realização de objetivos que demandem capital; por exemplo, um rendimento anual, realização de lucros, fazer uma viagem, entre outros. Por sua vez, os juros sobre capital próprio não podem ser distribuídos. Caso isso ocorra, a tributação é de 15%.

Por fim, a outra vantagem de um clube é proporcionar ao investidor uma carteira de ações diferenciada da que ele conseguiria montar sozinho. Isso porque o clube, ao acumular recursos de mais de uma pessoa, terá um montante maior para adquirir seus papéis e, com isso, seu gestor poderá utilizar mais opções e estratégias dentro do mercado de renda variável - essa diversificação é muito importante para atravessar momentos de instabilidade e colher os lucros no longo prazo.

Thiago Tregier é administrador de carteiras e gestor de renda variável da Concórdia Corretora

E-mail thiago.tregier. com.br

Este artigo reflete as opiniões do autor, e não do jornal Valor Econômico. O jornal não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.





  Ricardo Borges Financial Training
+55 21 98655-8009 (somente de 11:00hs até às 18:00hs)
 Email - ricardoborges@ricardoborges.com
 
Anuncie Aqui I Consultoria I Conteúdos Sites I Cursos On Line I Política de Privacidade I Termos de Uso
Para que NÃO haja nenhuma dúvida, os sites projecao.com, projecao.com.br e ricardoborges.com NÃO se constituem em empresas, são apenas sites pertencentes ao Ricardo Borges contendo diversos conteúdos que ele deseja disponibilizar relacionados ao mercado financeiro ou não.