Login Fórum Exploração Suportes&Res Notícias Fundamentos Portfólio Dados MetaStock Cursos

Índex Introdução

O MERCADO DE AÇÕES E A ABERTURA DO CAPITAL DAS EMPRESAS

<< Anterior Próximo >>

Para podermos começar a falar sobre as ações, a primeira coisa a ser feita é definir AÇÃO: - Título negociável, representativo de uma fração do capital social de uma sociedade anônima.

O aperfeiçoamento do Sistema Financeiro deu maior flexibilidade para a canalização de poupança para a aplicação em títulos, possibilitando assim, financiamento para Capital de Giro e Capital Fixo para as empresas carentes de recursos.
A obtenção destes recursos por parte do empresário era, e ainda é, geralmente feita via instituições financeiras bancárias (banco comercial) e não bancárias (banco de investimento, sociedade de crédito, financiamento e investimento, etc.), acarretando a descapitalização das empresas pelo pagamento de altas taxas de juros e obrigando a reposição do capital no final de um prazo médio ou longo, fazendo com que o empresário entre em um processo de endividamento contínuo.

Assim, faz-se necessário o desenvolvimento de um mercado de ações ativo, que capitalize o empresário a um prazo mais elástico (indeterminado). Nesse mercado, onde ele não tem a obrigatoriedade do pagamento de juros e da devolução de recursos captados, a abertura do capital de sua empresa, é a alternativa mais viável para a ampliação dos seus negócios.

Para abrir o capital, a S/A fechada deverá adaptar seus estatutos de acordo com o que determina a lei 6404/76, que dispõe sobre as sociedades por ações. É indispensável a apresentação à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), de um projeto econômico financeiro da S/A que deseja abrir o capital. Este projeto é apresentado em conjunto com um banco de investimento ou com uma sociedade corretora, que serão co-responsáveis pelas informações apresentadas pela empresa à CVM, das quais destacamos:

a) Histórico da empresa;

b) Demonstrações financeiras;

c) Composição do Capital Social;

d) Projetos de Expansão, Modernização e Diversificação dos Negócios;

e) Evolução Patrimonial, evolução dos resultados, grau de endividamento da empresa, Demonstrativos de resultados, etc.

f) Análise de seus balanços nos três últimos anos.

A CVM não emite juízo de valor sobre as informações apresentadas pela S/A, exige sim, que elas sejam verdadeiras e públicas.

Após receber o Registro de Companhia Aberta, a S/A irá colocar suas ações junto ao público, através de uma operação de "UNDERWRITING", caracterizando uma operação do Mercado Primário de Ações, que é a primeira negociação realizada com a ação da empresa.





  Ricardo Borges Financial Training
+55 21 98655-8009 (somente de 11:00hs até às 18:00hs)
 Email - ricardoborges@ricardoborges.com
 
Anuncie Aqui I Consultoria I Conteúdos Sites I Cursos On Line I Política de Privacidade I Termos de Uso
Para que NÃO haja nenhuma dúvida, os sites projecao.com, projecao.com.br e ricardoborges.com NÃO se constituem em empresas, são apenas sites pertencentes ao Ricardo Borges contendo diversos conteúdos que ele deseja disponibilizar relacionados ao mercado financeiro ou não.