Login Fórum Exploração Suportes&Res Notícias Fundamentos Portfólio Dados MetaStock Cursos

Índex Introdução

O MERCADO PRIMÁRIO DE AÇÕES

<< Anterior Próximo >>



Para colocação de ações no mercado primário, a empresa contrata os serviços de instituições especializadas, tais como: Bancos de Investimento, Sociedades corretoras e sociedades Distribuidoras, que formarão um "pool" de instituições financeiras para a realização de um operação de "Underwriting". Esta operação pode ser conceituada, como sendo um contrato firmado entre a instituição financeira líder do lançamento das ações ( Banco de Investimento ou Sociedade Corretora) e a sociedade anônima, que tem interesse na abertura do capital.

Existem basicamente três tipos de garantias de "Underwriting", a saber:
FIRME, PARCIAL OU SOBRAS E MELHORES ESFORÇOS.

1) UNDERWRITING FIRME:

As instituições financeiras subscrevem integralmente a emissão de ações para tentar revendê-las posteriormente ao público. Nesta forma de contrato, a empresa não tem risco algum, pois tem a certeza da entrada dos recursos, já que o intermediário financeiro garante o total da emissão. O risco da aceitação ou não do lançamento, pelo mercado, fica por conta do intermediário.

2) UNDERWRITING PARCIAL OU DE SOBRAS (STAND-BY):

Neste caso, o intermediário se compromete a colocar as ações à venda ao público, garantindo parte do lançamento (parcial), ou ainda, a subscrição das ações que não forem adquiridas por ocasião da locação (sobras).

3) UNDERWRITING DE MELHORES ESFORÇOS (BEST-EFFORTS)

Neste caso, o intermediário se compromete a realizar os melhores esforços, no sentido de tentar vender todas as ações do lançamento, sem, no entanto, assumir, a responsabilidade sobre a parte que não for colocada. Se por acaso houver sobras, estas serão devolvidas à empresa emissora.





  Ricardo Borges Financial Training
+55 21 98655-8009 (somente de 11:00hs até às 18:00hs)
 Email - ricardoborges@ricardoborges.com
 
Anuncie Aqui I Consultoria I Conteúdos Sites I Cursos On Line I Política de Privacidade I Termos de Uso
Para que NÃO haja nenhuma dúvida, os sites projecao.com, projecao.com.br e ricardoborges.com NÃO se constituem em empresas, são apenas sites pertencentes ao Ricardo Borges contendo diversos conteúdos que ele deseja disponibilizar relacionados ao mercado financeiro ou não.