Login Fórum Exploração Suportes&Res Notícias Fundamentos Portfólio Dados MetaStock Cursos

Índex Introdução

MERCADO FUTURO

<< Anterior Próximo >>

É a compra e venda de ações, ealizadas no presente com data de liquidação futura. As datas de liquidação do mercado futuro são determinadas pelas bolsas de valores, e os vencimentos podem ser de 30, 60, 90, 120, 150 e 180 dias. Neste mercado as expectativas são contrárias com relação aos investidores: os compradores acreditam que deverá ser menor que o preço à vista. Enquanto isso, os vendedores esperam que o preço caia, pois receberão uma importância maior do que estará valendo as ações no mercado à vista.

O preço de uma operação a futuro deverá ser sempre maior do que o preço da ação no mercado à vista do dia de realização da operação.

Em uma operação a futuro, o investidor pode assumir uma posição compradora ou uma posição vendedora coberta ou descoberta de uma determinada ação.

O vendedor é considerado coberto, quando deposita os títulos relativos a sua posição na CLC como garantia da operação. E é considerado descoberto quando não deposita os títulos - neste caso, deverá depositar garantias na CLC (ações, dinheiro, carta de fiança bancária, certificado de ouro) como margem de garantia da operação, de acordo com o sistema de cálculo denominado de "RADAR".

Caso o investidor (comprador ou vendedor) decida sair da sua posição, basta que realize uma operação inversa a que havia assumido anteriormente, zerando a sua posição e apurando lucro ou prejuízo com o encerramento da operação.

Ex.:

Compra a Futuro = 10.000 ações = $10,00/ação - vencimento 30/06/XX
Venda a Futuro = 10.000 ações = $12,00/ação - vencimento 30/06/XX
----------------- Saldo 0 (zero) + $ 2,00/ação

O volume de operações no mercado futuro de ações nas bolsas brasileiras atualmente é insignificante, uma vez que o mercado de opções absorveu praticamente todas as negociações a prazo realizada com ações, conforme veremos mais adiante.

A seguir apresentaremos um pequeno vocabulário, que é utilizado no mercado futuro:

Cobertura: - É a garantia do cumprimento de uma posição vendedora. A cobertura é realizada através do depósito, na CLC, das ações-objeto da oposição de venda.

Encerramento antecipado de posição: - Antes do vencimento, cada parte pode liquidar sua posição em sua totalidade ou em parte, através de uma operação inversa à primeira.

Garantia ou Margem: - É o valor depositado para garantir as posições de compra e venda a prazo, com objetivo de assegurar o cumprimento da operação.

Liquidação: - É a entrega das ações e pagamento de respectivo preço.

Posição: - É a quantidade de direitos e obrigações de cada parte, em uma operação a futuro.

Valor Atual: - É o valor atribuído pela bolsa de valores às posições já constituídas, ajustado diariamente, tendo como parâmetro a cotação média do dia.

Radar: - Sistema criado pela C.L.C. com objetivo de aumentar a segurança e reduzir os custos de margens nos mercados derivativos. É calculado e controlado diariamente baseado na liquidez e volatilidade das ações.





  Ricardo Borges Financial Training
+55 21 98655-8009 (somente de 11:00hs até às 18:00hs)
 Email - ricardoborges@ricardoborges.com
 
Anuncie Aqui I Consultoria I Conteúdos Sites I Cursos On Line I Política de Privacidade I Termos de Uso
Para que NÃO haja nenhuma dúvida, os sites projecao.com, projecao.com.br e ricardoborges.com NÃO se constituem em empresas, são apenas sites pertencentes ao Ricardo Borges contendo diversos conteúdos que ele deseja disponibilizar relacionados ao mercado financeiro ou não.