Login Fórum Exploração Suportes&Res Notícias Fundamentos Portfólio Dados MetaStock Cursos

Índex Matemática Financeira

ANÁLISE DE ALTERNATIVAS DE INVESTIMENTOS

<< Anterior Próximo >>


A avaliação econômica de uma alternativa de investimentos depende de conhecimentos econômicos, contábeis e econômicos financeiros. A medida do fator de risco de um empreendimento financeiro é complexa, mas de extrema importância, quando se faz uma avaliação econômica.

A tomada de decisão sobre um projeto financeiro é baseada numa boa análise do empreendimento. Esta análise depende da elaboração de fluxos de caixa, da determinação cuidados do custo de oportunidade do capital comparado ao fator de risco e das várias interações entre diversas alternativas de investimento.

Faremos uma abordagem puramente matemática onde consideraremos, unicamente, o capital sob forma de moeda e o tempo.

Este estudo baseia-se nos conceitos de equivalência de capitais já estudados.

Na análise matemática de várias alternativas, levaremos em conta um elemento de comparação, uma taxa i min (Taxa Mínima de atratividade) equilaente à rentabilidade das aplicações corrente e de pouco risco.

Em geral, para as pessoas físicas, no caso do Brasil, é comum a Taxa Mínima de Atratividade ser igual à rentabilidade da Caderneta de Poupança.

Para as empresa, a fixação da TMA é mais complexa; envolve prazo e políticas, na adoção de alternativas.

Para investimentos de curtíssimo prazo: a compra de um material com descnto ou sem desconto, por exemplo. Se comprado 6 dias depois, é adotada a TMA equivalente à remuneração de CDB´s.

Para investimentos de médio prazo (até 6 meses) é adotada a TMA obtida da média ponderada dos rendimentos das contas de capital de giro, aplicações de caixa, valorização dos estoques ou taxa de juros embutidas em vendas a prazo.

Quando os investimentos são de longo prazo, a TMA é geralmente fixada a partir de estratégias, previamente, delineadas.

Como exemplo, podemos citar o caso de uma empresa que deseja crescer e tem patrimônio líquido em cerca de 10% a.a., além do compromisso de distribuir dividendos na ordem de 1/3 de seus lucros. A TMA deverá ser estabelecida em torno de 15% a.a., pois, deste modo, poderá distribuir 5% como dividendos e reinvestir os 10% restantes.

Os bancos e as instituições financeiras têm, por norma, fixar a TMA a partir do momento que começam a ter lucro financeiro. A captação de capital é feita a uma determinada taxa, sendo a aplicação a uma taxa maior (gerando um SPREAD). Assim, freqüentemente a taxa de captação é referencial para a fixação da Taxa Mínima de Atratividade.





  Ricardo Borges Financial Training
+55 21 98655-8009 (somente de 11:00hs até às 18:00hs)
 Email - ricardoborges@ricardoborges.com
 
Anuncie Aqui I Consultoria I Conteúdos Sites I Cursos On Line I Política de Privacidade I Termos de Uso
Para que NÃO haja nenhuma dúvida, os sites projecao.com, projecao.com.br e ricardoborges.com NÃO se constituem em empresas, são apenas sites pertencentes ao Ricardo Borges contendo diversos conteúdos que ele deseja disponibilizar relacionados ao mercado financeiro ou não.