Login Fórum Exploração Suportes&Res Notícias Fundamentos Portfólio Dados MetaStock Cursos

Índex Introdução

MERCADO DE OPÇÕES

<< Anterior Próximo >>

É o mercado onde são negociados os direitos de comprar ou de vender, por um preço pré-determinado, uma quantidade de uma determinada ação, até uma data previamente fixada pela bolsa de valores. Neste mercado não existe contrato, as posições de compra e de venda podem ser trocadas e qualquer momento. Para o encerramento de uma posição, basta que o investidor realize uma operação inversa à original e apure o lucro ou prejuízo, que seria a diferença entre os preços pagos e recebidos, nas negociações.

Na Opção de Compra, o "titular"(comprador da opção) tem o direito, de desejar, de comprar do "lançador"(vendedor da opção), exigindo que este lhe venda uma quantidade de determinada ação a um preço previamente estipulado, até uma data prefixada.

Na opção de venda, o "titular"(vendedor da opção), tem o direito, se desejar, de vender ao "lançador"(comprador da opção), exigindo que este lhe compre, uma quantidade de determinada ação a um preço previamente estipulado, na data prefixada.

Prêmio: - O prêmio é o preço da opção livremente negociado no mercado e que deve ser pago pelo titular ao lançador em D+3.

No mercado de opções os titulares esperam que o preço da ações, no mercado à vista suba e fique acima do preço que ele tem o direito de pagar no mercado de opção (preço de exercício), enquanto que os lançadores têm expectativas de que o preço caia pois, assim, não precisam entregar as ações e ganhariam o prêmio pago pêlos titulares.

O comprador de opções (titular) tem direitos, e paga ao vendedor de opções (lançador), que tem obrigações, um valor por este direito, que é denominado de pago pelo prêmio, porque se o mercado não lhe for favorável ele deixa de exercer o seu direito e perde o valor pago. Portanto, o conjunto de direitos e obrigações são denominados de "posição" e são totalmente escriturais.

O que caracteriza a propriedade e uma posição em opção. É um registro no sistema de compensação e liquidação de opções da CLC. As posições são o resultado das operações realizadas em nome de um mesmo cliente e relativas a uma mesma série de opção.
As posições podem ser livremente negociadas, após a sua abertura, através de novas operações de mesma natureza. Por exemplo, se um investidor já possui uma posição titular de uma série, poderá adquirir mais opções e aumentar sua opção. Mas se o investidor vender a que possuía, estará encerrando a sua posição.

É importante notar que a possibilidade de poder encerrar parte ou totalidade da posições cria um mercado secundário para as opções lançadas (liquidez). Um investidor que lançou opções, sentindo a possibilidade de ser exercido, pode comprar igual quantidade de opções da mesma série e encerrar sua posição. Neste caso, seu resultado evidentemente será negativo, pois será a diferença entre os prêmios, recebido e pago. Por outro lado, um titular de opções que se encontre em condições vantajosas para exercer sua opção poderá realizar o lucro, também encerrando sua posição. Isso ocorre porque, á mediada que o movimento dos preços à vista torna mais atrativa a opção, o valor do prêmio também sobe. Também neste caso, o lucro do titular seria a diferença entre os prêmios pago e recebido.

Garantia:

No mercado de opções, somente os lançadores descobertos estão oferecendo risco ao mercado, pois os lançadores cobertos, possuem as ações e, se a qualquer momento forem exercidos, estarão com suas ações depositadas na CLC para serem entregues. Os titulares também oferecem risco, pois se não exercem as sua posições, perderão os prêmios.

Os lançadores descobertos estão sujeitos ao pagamento de margem à CLC, nas condições estabelecidas pelo sistema RADAR:

Ação-Objeto: - São denominados os ativos sobre os quais as opções são negociados. O que caracterizam uma ação-objeto são: empresa e o tipo das ações.

Ex.:

VALE DO RIO DOCE AN TELEBRÁS PN ELETROBRÁS PN

VALE DO RIO DOCE ON TELEBRÁS ON ELETROBRÁS ON

No mercado de opções só podem ser negociadas as ações que pertençam ao IBV - Índice da Bolsa de Valores, (que são as ações de maior grau de liquidez), e são divulgadas periodicamente pelas Bolsas de Valores.

Os vencimentos no mercado de opções, ocorrem sempre na terceira Segunda-feira, dos meses pares do ano. As bolsas de valores podem receber negócios, simultaneamente, para todos os vencimentos.

Para cada vencimento, são abertas inicialmente cinco séries para cada ação-objeto, mas até a data do vencimento poderão ser abertas novas séries, de acordo com a variação dos preços das ações-objeto, no mercado à vista e para atender aos interesses do mercado.

A bolsa do rio, adota um código alfabético para identificar as séries e o vencimento do mercado de opções.

Série de Opção: - Denomina-se série de opção, o conjunto formado pelas varáveis: Ação-Objeto, Tipo de Opção, Vencimento e Preço de Exercício.

EX.:

ALFA PN - CFA

Ação-Objeto = ALFA PN
Tipo da opção = COMPRA (C)
Vencimento = JUNHO (F)
Preço de Exercício = $ 100,00 (A)


Exercício da Opção: - O exercício ocorre quando o titular faz uso do seu direito, ou seja, quando compra ou vende as ações relativas à sua opção. O direito ao exercício, vale até às 14:00 hs., do dia do vencimento, após esse horário, as posições não encerradas ou não exercidas, perderão o valor.

Custos Operacionais do Mercado de opções:

Todas as operações de aberturas no mercado de opções geram uma taxa de registro de 0.15% sobre o volume da operação e é cobrada tanto do titular quanto do lançador. Além disso, incide sobre o volume da operação a taxa de corretagem, conforme tabela vigente. Sobre o exercício da opção também incide a taxa de corretagem porém não há incidência da taxa de registro.

Para todas as operações realizadas em qualquer modalidade operacional, na Bolsa de Valores, incidiram sempre os seguintes emolumento:
- Taxa de Negociação (BVRJ (0,025%)
- Taxa de Liquidação e Compensação (CLC) (0,025%





  Ricardo Borges Financial Training
+55 21 98655-8009 (somente de 11:00hs até às 18:00hs)
 Email - ricardoborges@ricardoborges.com
 
Anuncie Aqui I Consultoria I Conteúdos Sites I Cursos On Line I Política de Privacidade I Termos de Uso
Para que NÃO haja nenhuma dúvida, os sites projecao.com, projecao.com.br e ricardoborges.com NÃO se constituem em empresas, são apenas sites pertencentes ao Ricardo Borges contendo diversos conteúdos que ele deseja disponibilizar relacionados ao mercado financeiro ou não.